domingo, 13 de outubro de 2013

Imóvel em uma Vitrine

O preço real e o valor desejado pelo dono nem sempre batem. O corretor e um arquiteto podem transformar o ambiente para chegar mais perto dessa expectativa.
Por Juliana Fontanella
O conceito de avaliação imobiliária é um fator decisivo na hora da comercialização. Com base em parâmetros como localização, condições físicas, estilos, medidas e até conceito estético o corretor de imóveis pode encontrar o valor correto de mercado. O que ainda gera dúvida em muita gente é entender como esse processo acontece. "A importância da avaliação é que ela rapidamente transforma o bem em dinheiro", afirma o imobiliarista Silvio Iwata. Ele ministrou uma palestra sobre avaliação imobiliária para 50 profissionais do ramo na última quarta-feira e garante que esse tipo de conhecimento interessa aos corretores porque garante bons negócios.
O Imóvel reformado é valorizado para venda.


Iwata diz que é muito comum que os proprietários tenham expectativas muito altas porque, para eles, o imóvel tem ainda valor sentimental. "Esse é um preço irreal, o mercado não paga pelo apreço que você tem por um lugar que te trouxe felicidade, até porque a experiência de outra pessoa pode ser completamente diferente". Há formas de preparar o imóvel para a venda e conseguir uma oferta melhor. O primeiro passo é entendê-lo como uma vitrine para o comprador. Assim é preciso antecipar as necessidades dele. Para um perfil de cliente mais jovem, ambientes integrados são atraentes. Um imóvel com 400 m2, luxuoso, em um bairro mais afastado terá um valor bem diferente de outro, com as mesmas características, em um bairro nobre. O corretor pode identificar as variáveis junto com o proprietário e, descobrindo quais podem ser alteradas, passar para a 'fase dois', reformar para vender.

A partir desse momento, quem assume o comando é o arquiteto. Além dos reparos óbvios (manutenção simples) e uma boa limpeza, o imóvel pode precisar de mudanças estruturais para se tornar mais atrativo para os novos donos.

"O arquiteto estuda o imóvel e trabalha nesse diferencial. Pode ser algo simples, como um novo layout de tinta, isso já confere outra visão ao comprador. Pode-se também investir um pouco em um novo revestimento e, com isso, ganhar mais segurança para manter o preço de venda pretendido", orienta o arquiteto e urbanista Murilo Zampieri da Silva.

O que e como mudar o imóvel deve ser uma decisão conjunto entre os três, o que Zampieri e Iwata concordam é que o primeiro passo para concretizar a venda é o visual. "Um imóvel com carpete ou piso laminado não combina com as altas temperaturas daqui. Se receber um revestimento cerâmico ou porcelanato, piso frio, terá outra aceitação no mercado", diz Iwata.
PRÉ-AVALIAÇÃO
Veja se a área externa do imóvel está limpa e organizada;
Faça a manutenção e limpeza do jardim e da fachada;
Remova todo o tipo de entulho do quintal ou depósito;
Se houver piscina, mesmo vazia, mantenha o espaço limpo;
Procure riscos ou manchas aparentes no chão e na parede, limpe-os;
Se houver paredes ou vidros trincados, providencie o conserto ou reposição;
Verifique se há vazamentos, goteiras ou mofo que causam manchas e mau cheiro, conserte o que for preciso;
Conserte janelas e fechaduras emperradas, regule portas e portões;
Se o imóvel precisa de nova pintura, invista nisso. A diferença de preço de venda vai compensar esse investimento. 
Fonte: 
O Blog Corretor e Mercado traz informações do Mercado Imobiliário. Participe e compartilhe.

5 comentários:

  1. Por essa e muitas outras questões é importante a presença de um corretor de imóveis para ajudar a concluir uma venda.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é necessário um corretor experiente e que irá auxiliar o comprador no ato da compra. Existem muitos sites que são um verdadeiro portal de imóveis que podem facilitar a busca, porém um corretor é o profissional indispensável para uma compra segura.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas o corretor é indispensável no fechamento de uma venda, sou dono de uma imobiliária em Palhoça SC, meus corretores são muito bem preparados e fazem toda a diferença

    ResponderExcluir
  4. O corretor de Imóveis tem o conhecimento do mercado pois ele vive o dia a dia do mercado imobiliário. Na hora de vender ou comprar seu imóvel consulte um corretor de Imóveis e peça a seu Parecer Tecnico dw Avaliação Mercadológico PTAM. www.maxpinheiroimoveis.com.br

    ResponderExcluir

Participe nos comentário.

Ajude a divulgar Corretor e Mercado nas redes sociais.

Compartilhe nossas postagens.