sábado, 31 de agosto de 2013

Só é dono, quem registra.

Caros colegas,


Alguns proprietários e compradores insistem em não registrar a escritura ou compromisso de compra e venda por diversos motivos. Uma delas é o desconhecimento do direito que rege o sistema Notário de nosso pais. Outro motivo é financeiro a fim de economizar no momento etc.
Pela regra do sistema Notarial vigente em nosso país, somente é dono quem registra, independente de quantas pessoas tem em mãos um contrato de compra e venda.

O corretor de imóveis por sua vez, tem a obrigação de conhecer e orientar os clientes.
Veja como esse procedimento mal feito pode causar transtornos as partes.
Exemplo: Um o proprietário de má fé, vende o mesmo imóvel para mais de um comprador. Os compradores desconhecendo o sistema não registra. Nessa corrida, quem registar primeiro é dono.
O restante vai ter que ia á justiça pedir uma indenização ao vendedor. Sobra somente recorrer ao judiciário para resolver essa questão. e todos sabemos como funciona o nosso judiciário né? Uma simples causa pode demorar anos a fio.

Art. 723. O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio. (Redação dada pela Lei nº 12.236, de 2010)
Parágrafo único. Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, das alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência. (Incluído pela Lei nº 12.236, de 2010)

Portanto caro colega, é muito importante se manter informado sobre os riscos que um cliente corre caso não faça a transferência do imóvel para sua propriedade. E nós devemos alertar sobre os riscos.

Só é dono, quem registra. Sucesso


O Blog Corretor e Mercado traz informações do Mercado Imobiliário. Participe e compartilhe.

5 comentários:

  1. Realmente uma questão muito importante, tanto para o cliente quanto para o corretor.

    ResponderExcluir
  2. É de crucial importância o corretor ajudar seus clientes, até porque se o cliente tem um prejuízo, é o corretor quem se da mal com o marketing pessoal.

    Imoveis Ponta Grossa

    ResponderExcluir
  3. Certamente, esta é a etapa mais importante dentre todas da transação imobiliária, há quem defenda a tese de que a comissão só deva ser paga nesta parte do processo tamanha sua importância.
    Parabéns pela abordagem.

    ResponderExcluir
  4. Como corretora de imoveis, sempre orientei meus clientes a respeito de documentação, para não haver problema futuro.

    ResponderExcluir

Participe nos comentário.

Ajude a divulgar Corretor e Mercado nas redes sociais.

Compartilhe nossas postagens.