domingo, 20 de maio de 2012

Quem paga a comissão do Corretor de Imoveis?


Caro leitor,
Este é um tema sempre discutido por quem esta começando na atividade de corretagem.
Quem deve o pagamento da comissão é quem contrata os serviços do corretor, salvo acordo entre as partes. Normalmente é passado para o vendedor, pois na maioria das vezes é feita uma captação para a carteira da imobiliária ou do Corretor o seu imóvel. Também existe um costume de se cobrar de quem vende o imóvel pois é mais fácil negociar um preço cheio com o comprador.
Existem alguns casos em que a comissão será paga pelo comprador: em caso de o comprador contratar o corretor para que localize um imóvel. Neste caso juridicamente o corretor tem a obrigação de encontrar um imóvel nas características pedidas pelo comprador e este por sua vez terá o custo da comissão de corretagem.
Outra situação seria onde o Proprietário queira pegar um valor livre de custos. Neste caso o Corretor deve somar sua comissão, custas com cartórios, legalização, transferência e etc assim soma-se o valor inicial e passa o total para o comprador.
Em vendas de lançamentos quem paga e a incorporados para a imobiliária que repassa para o corretor. Esta operação é desmembrada da unidade e feito um contrato de corretagem e transfere ao comprador este compromisso. No contrato com a incorporadora/construtora aparece o valor livre da comissão paga. Este tema é motivo de discussão entre clientes e  incorporadoras e será tratado em outra ocasião.
Lembre-se Corretor: estas operações de compra, venda, procura de Imoveis é ideal que sempre tenha um contrato de mediação para salvaguardar os seus diretos sobre a comissão.

O artigo 727 do Código Civil dispõe que "se, por não haver prazo determinado, o dono do negócio dispensar o corretor e o negócio de realizar posteriormente, como fruto da sua mediação, a corretagem lhe será devida; igual solução se adotará se o negócio se realizar após a decorrência do prazo contratual, mas por efeito, mas por efeito dos trabalhos do Corretor".

Mas para fazer valer esse direito você caro Corretor de Imoveis tem que ter feito a mediação e documentado. 


Boas Vendas e Sucesso.

2 comentários:

  1. Quero trabalhar como corretora. Tenho experiência comercial, curso superior de administração e edificações. Quem estiver precisando ligar para (81)8642-7036. Moro em PE-Recife

    Angélica

    ResponderExcluir

Participe nos comentário.

Ajude a divulgar Corretor e Mercado nas redes sociais.

Compartilhe nossas postagens.