sexta-feira, 25 de maio de 2012

Qual a melhor imobiliaria para se trabalhar?



Quando o Corretor de Imoveis inicia a carreira dificilmente ele analisa onde e como trabalhar, não conhece o mercado, suas regras e áreas de atuação.
As vezes começa até por uma necessidade de trabalho, desemprego, indicação, oportunidades ou mesmo por achar interessante a profissão.
Na maioria das vezes começa por um plantão de vendas onde disputa clientes com vários corretores e depois de passado a correria, começa a repensar e quer continuar na profissão. Depois dessa experiência boa ou não, vem a pergunta fatídica: qual a melhor imobiliária para se trabalhar? Permaneço nesta mesma ou troco por outra? Qual paga a melhor comissão? Qual tem o melhor ambiente de trabalho?
Realmente caro colega, esta pergunta você deveria ter feito antes de ingressar nesta profissão. Mas como antes tarde que nunca, tomada a decisão você, você tem que ter ganho algum dinheiro neste tempo que você iniciou para agüentar mudar de imobiliária, pois sabe que venda não tem data. Quem dera saber qual a melhor imobiliaria para trabalhar e mesmo se soubéssemos, o dono estaria cheio de proponentes. Ai você sabe, oferta e demanda...
 Mas como a idéia e refletir sobre qual delas e melhor, pela experiência cito algumas condições que se deve levar em conta.

  • Fatores que devemos analisar: Qual a estrutura física que ela oferece principalmente para o cliente? Um atendimento ao cliente de qualidade faz toda a diferença. Como levar um Proprietário a deixar o imóvel para negoçiacao se não tem uma sala de reunião por exemplo? Éstacionamento hoje em dia é fundamental. Aquela no centro da cidade onde o cliente não tem onde estacionar esta difícil. A maioria dos clientes reclama dessa situação. 
  • Qual a estrutura que ela vai oferecer ao Corretor de Imóveis?  Como é a Instalação? E o ambiente de trabalho? As mesas dos corretores quando não estão atendendo?(não aceite aquele cantinho mofado).
  • A Imobiliária tem site? Ela dá a cara para bater nas redes sociais? Navegue no site e veja se é funcional, caso não seja, analise se esta fazendo investimento no site para melhoras por exemplo. Um site tem que exibir detalhes do imóvel e ser  funcional. Muitos negócios iniciam se pela internet e o site é uma ótima ferramenta de vendas. 
  •  Como e o processo de seleção dela? O RH funciona?
  •  Ela faz propaganda institucional? Faz investimento no social? Doações, campanhas, ajuda em propaganda de ações sociais? Essas ações ajuda na imagem de qualquer empresa por que não de uma imobiliária? 
  •  Número de pseudos corretores trabalhando. Este item mostra o comprometimento do dono com a profissão. Existe imobiliária que contratam mais pseudo corretores do que legalizados, pois esses não reclamam do ambiente de trabalho por exemplo. 
  •  Agora o principal: a comissão do Corretor de Imóveis. Reconheçamos que a imobiliária tem seus custos com instalações, propagandas, pessoal e etc mas não aceitem abaixo do que o mercado costumeiramente o faz, o que já e pouco mas é de praxe. Se você aceita algo abaixo, você esta incentivando a pagarem cada vez menos. O de praxe mínimo e 30 a 40% para venda, 20% para captação e 10% para exclusividade.
 Vamos combinar que normalmente os corretores fazem tudo, captam, vendem e na maioria das vezes a participação da imobiliária é somente no oferecimento da estrutura, que também pode fazer a diferença, como faz.
Por isso caro colega, se sua comissão  e sua condição de trabalho estão abaixo destes itens, repense a sua situação.
Se estiver abaixo, pense rápido, pois pode estar procurando ouro na mina errada.

E você caro colega Corretor de Imóveis, qual a sua história? Conte-nos.

Sucesso!!!


19 comentários:

  1. meu nome é aparecida tenho 19 anos, trabalhei em vendas e gosto de fazer vendas, atualmente estou pensando em fazer um curso p corretor e me registrar no creci, gostaria q alguns de vcs q já trabalha na área me desce algumas dicas como cursos preparatórios,sites,qual lugares estão com vendas em alta no mercado etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um ramo muito promissor, me liga e conversaremos a respeito. (11)98151-5812

      Excluir
  2. Cidinha, te aconselho a buscar outra profissão, o mercado está lotado de corretores, muitos despreparados pois as imobiliárias querem apenas números nas roletas, panfleteiros, etc..... Se for persistente poderá vender sim, mas não faça disso uma profissão pois o mercado é agressivo e quem chega agora se assusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Anônimo. Eu sou corretora a 12 anos . Vejo as imobiliárias e também os lançamentos trabalhando com pessoas despreparadas e sem creci. Desrespeito do conselho com quem paga e pagamos caros . Estou decepcionada. O Corretor deveria ter um piso, pois deixam os donos de imobiliária ricos e o corretor pobre. Trabalha muito, o corretor tem um custo altíssimo mesmo antes de vender ele já gasta. Alimentação, gasolina, desgaste do carro , estacionamento, nada recebe .

      Excluir
  3. Acho que vc deve arriscar na profissão sim, afinal o mundo é de quem se joga nele.
    Vai depender de vc, investir em cursos, ler sobre técnicas de negociação, aprender sempre, correr atrás de vender. Qualquer trabalho vc tem que se esforçar. É agressivo? É, mas vc pode ser agressiva também e aprender.
    Aconselho a juntar um dinheiro e ter outro emprego no começo pq nao pagam VT, VR, salário fixo, etc. E vc precisa se manter. Tem empresas que contratam vc online
    são ótimas também.

    ResponderExcluir
  4. Por exemplo qual empresa contratam online

    ResponderExcluir
  5. Toda profissão sem dedicação, não tem ganhos, só problemas e desânimo, assim esse ramo se fosse mais policiado pelos fiscais talvez seria mais rentável e mais respeitado, pois o corretor de imóveis deve ter seu real valor, pois é ele que realiza sonhos, se dedica a achar um imóvel perfeito para seu cliente e muitas das vezes acham que o que ganha é um valor muito alto, mais essa é uma profissão que um dia vc esta rico e outro pobre, esse é o começo de todos e esse também é um dos motivos que muitos não dão continuidade, pois os porteiros, vigilantes e etc., também são concorrentes desleais, e o Creci deveria atuar mais nessa área de fiscalização, hoje qualquer um pode ser corretor de imóveis, só basta ter o produto e o interessado, só que não é bem assim, existem leis, documentações, ética, vc não vai ao consultório de um médico sem saber que é um profissional formado e que estuda avida inteira, assim não é diferente no ramo imobiliário, tendências, novidades em fim é um relacionamento sério entre comprador e vendedor, é um laço importante, pois todo comprador e todo vendedor tem amigos e parentes, investidores, e é essa a minha opinião, todo e qualquer ramo tem suas dificuldades e ser corretor de imóveis além de amar muito é uma profissão perigo, muito picareta se achando corretor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que é uma boa profissão sim. Apesar de ñ ter registrito em carteira e beneficios, hoje em dia cresceu muito o numero de pessoas fazendo trabalhos autonomos. O dinheiro que vc pega ñ tem desconto nenhum vc faz seus horarios e os profissionais autonomos agora tambem pode se aposentar... muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim dinheiro que o corretor pega não tem desconto nenhum? Corretor que ganha bem nao declara imposto de renda ? Outro detalhes vendas que passam por financiamentos bancários são tributadas quase que automaticamente. ( aparecem) Não se deixem enganar !!!

      Excluir
  7. Sinceramente procure outra profissão....Os corretores são autônomos mas as corretoras praticamente te obrigam a ficar nos plantões...você não tem sábado, domingo ou feriado, não tem nenhum benefício (VT, VR, AM, AO, PLR, FGTS,13o salário) e tudo sai do seu bolso (cartões de visitas, anúncios, etiquetas, site, divulgação, refeições, transporte, AM, AO) e a maioria que conheci não conseguem vender um imóvel por mês, as vezes ganham uma comissão de R$ 10.000,00 mas já gastaram bem mais...se vc investir em uma profissão por exemplo gerente de contas que ganha em média R$ 6.000,00 por mês mais benefícios vc conseguirá ganhar muito mais grana, qualidade de vida e crescimento pessoal e profissional...pesquise antes as profissões na área de vendas, te garanto que você vai encontrar ótimas opções

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Pesquisem a regra 80/20 estou a mais de 10 anos no ramo. Faço parte dos 20 % que vende muito bem, mas não vivo disso ... estou ha 10 meses sem fechar um negocio... então passar por isso eh normal.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia! A todos. Sou Roberto Gama estou entrando na área de Imobiliária, sou estudante de Pedagogia e quero muito trabalhar na área de Corretor Imobiliário, se alguém puder me ajudar Eu agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Meu celular 98517-3006 São Paulo, também meu e-mail gamaroberto@ig.com.br

    ResponderExcluir
  12. Boa noite!
    Bem sou muito nova no ramo não tenho nem 3 meses fiquei muito decepcionada e desanimada, comecei em um pirata aonde as pessoas não faziam questão de falarem comigo eu que perguntava pois queria muito aprender como trabalhar nessa área, mas confesso que senti muito medo e insegurança e não tinha alguém para ir comigo fazer trabalho de rua e eu não tinha muita noção de como fazer aquela apresentação ou trabalho, sempre trabalhei com vendas e adoro vender, porém ao meu ver achei que não seria uma coisa simples, eu sei que deixei de fazer a minha parte e correr atrás dos meus interesses algumas vezes, mas também acho que os superintendentes ou pessoas que estão nesse ramo há mais tempo poderiam ajudar os iniciantes, acho que não custa sei que ninguém é pago para isso mas acho que compartilhar experiências, conhecimentos e dar alguns alertas seria muito bom eu sempre fui um tipo que procuro ajudar quem esta chegando e ainda não possui conhecimento daquele trabalho. Acho que as pessoas não estão preocupadas com quem esta chegando e sim em ganhar em cima daquele que sabe trabalhar foi dolorido, sacrificante confesso que esta sendo a pior fase da minha vida na área financeira, mas acredito que isso me serviu de aprendizado vou correr atrás do meu e não vou desistir dessa área a qual eu estou pegando gosto em trabalhar só não sei se continuarei na mesma empresa, tenho fé que ainda venderei uma unidade desse plantão, estou trabalhando com os contatos que conquistei, apesar de não estar indo para o stand pois só esta lá 2 corretores da equipe do meu gerente que venderam, não estou podendo contar com a roleta mas sei que ainda assim terei a minha venda e depois verei o que farei se realmente ficarei ou mudarei provavelmente irei conciliar mas darei atenção na que eu achar que será melhor para mim

    ResponderExcluir
  13. Mesmo sendo uma profissão regulamentada, os corretores são autônomos, porém atuam como se fossem empregados sem direitos na maioria das imobiliárias. Você arca com todas as despesas, as comissões são pequenas, o número de corretores em um plantão ultrapassa em muito o número de atendimentos e por isto você tem que passar pelo sorteio ou roleta. Ou seja depende mais de sorte do que capacidade, e tem muitos corretores que enviam falsos clientes para queimar sua rara vez de atender. Em muitas imobiliárias, os bons negócios só são passados para corretoras queridinha ou que são para os gerentes ou diretores. Quando você é novato, ninguém tá nem aí , você tem que cometer erros até aprender ou cair fora ee quando você mesmo assim consegue cavar um bom negócio, muitos ficam de olho para ver se você cometeu algum erro e tomar sua vez ou querer o famoso fifty.
    Ou seja, as imobiliárias colocando 100 ou mil ou 10.000 corretores para elas não existe despesa alguma, portanto quanto mais melhor e deixam todos se digladiando para fazer número perante as construtoras e incorporadores. Você é autônomo mas tem regras de empregado. Tem hora para entrar, É obrigado a trabalhar de domingo a domingo ou te jogam para os piores plantões.
    No dia que houver normas e regulamentações do CRECI para as imobiliárias, a profissão será boa
    Por enquanto, minha sugestão é que tolere e suporte o trabalho até tirar seu CRECI definitivo e depois faça uma parceria com um advogado e monte sua imobiliária nem que seja só você de corretor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei onde é obrigado trabalhar de domingo a domingo. Vai quem quer vc é autonomo, vc que tem que fazer sua correria.vou no domingo se tirar numero alto, volto pra casa. Simples, se vier reclamar mudo pra outra, nao tenho vinculo impregaticio. Mal entrei no raml e percebo que tem tanto corretor picareta querendo queimar a pessoa, falam tanto asneira pra pessoa desiatir.

      Excluir
  14. Não sei de qual mercado vocês estão falando...aqui em Belo Horizonte a comissão é 20% para venda, 14% para captação sem exclusividade e 20% com...cruel!!!

    ResponderExcluir
  15. 20% DO QUE AMIGO ??? VC GANHA 20% ?...

    ResponderExcluir

Participe nos comentário.

Ajude a divulgar Corretor e Mercado nas redes sociais.

Compartilhe nossas postagens.